Comércio e serviço reabre em Ermelino e Ponte Rasa
12/06/202010/06/2020
A prefeitura de São Paulo liberou dia 10 a a volta do funcionamento, com atendimento ao público, do comércio de rua e das imobiliárias da cidade. Os estabelecimentos, no entanto, estão autorizados a abrir ao público por um período de quatro horas diárias. O comércio pode abrir as portas entre as 11 h e as 15 h. As imobiliárias podem abrir também por quatro horas por dia, desde que o horário de funcionamento (abertura e fechamento) não ocorra durante o horário de pico.
A prefeitura e as entidades representantes dos setores assinaram dia 09 um termo de compromisso e um protocolo sanitário para a abertura dos estabelecimentos ao público. De acordo com a administração municipal, os representantes comprometeram-se com medidas de distanciamento social, higiene, sanitização de ambientes, orientação dos clientes e dos colaboradores, compromisso para testagem de colaboradores e medição de temperatura dos clientes.
Também estão previstos no acordo a redução do expediente, emprego de sistemas de agendamento para atendimento, monitoramento e fiscalização feita pelo próprio setor e um esquema de apoio para colaboradores que não tenham quem cuide de seus dependentes incapazes no período em que estiverem fechadas as creches, escolas e abrigos – especialmente as mulheres mães.
Segundo a prefeitura, os dois setores autorizados a funcionar estão entre os que mais empregam na cidade. Na sexta-feira (5), a administração municipal autorizou a reabertura de concessionárias de veículos e escritórios de prestação de serviços. No anúncio das novas regras, entretanto, o Prefeito Bruno Covas destacou que a cidade continua em quarentena e é importante a população evitar deslocamento desnecessário.