Série de TV sobre o PCC abre com comemoração da facção em Ermelino

Série de TV sobre o PCC abre com comemoração da facção em Ermelino

03/06/2022 0 Por emjornal

03/06/2022

Logo no início de PCC: O Poder Secreto, um original HBO Max, somos transportados, por meio da narração de um morador da periferia de São Paulo, para um jogo de futebol em Ermelino Matarazzo, no extremo leste da cidade. Torcedores e jogadores iam juntos para o campo, em um ônibus alugado. E iam todos armados. Quando saiu um gol, a comemoração foi acompanhada de uma saraivada de tiros.

Algumas sequências depois, outro jogo de futebol surge na tela. Dessa vez, dentro de um presídio em Tremembé, no interior do Estado. Em um depoimento prestado no processo que investigava o crime organizado, Geleião, o primeiro líder da facção, conta que o nome Primeiro Comando da Capital foi criado, originalmente, para um time de futebol do sistema prisional.

“Na periferia, ou você está na beira do campo ou você está na droga”, dirá um dos entrevistados, sem acrescentar que, muitas vezes, o futebol e o tráfico andam juntos. A forte presença do futebol está longe de ser um elemento aleatório da série em quatro episódios.

Fonte: Carta Capital