Viagem de Ermelino para Calmon Viana está 10 minutos mais rápido por trem
05/07/202005/07/2020
Em uma entrevista aos sites Diário do Transporte e Via Trolebus, o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, contou algumas melhorias feitas pela empresa na Linha 12-Safira, que liga as estações Brás e Calmon Viana.
De acordo com Argenton, recursos próprios por meio de contratos de manutenção além de mão de obras interna fizeram com que a ferrovia, que na década passada tinha problemas sérios em sua operação, tivesse redução no tempo de viagem em 10 minutos.
Foram reforçados estruturas de galerias em parceria com a prefeitura de São Paulo, além da supressão de uma passagem de nível entre Ermelino Matarazzo e São Miguel, e revitalização de passagem subterrânea no local, e com isso algumas restrições puderam ser eliminadas, e os trens agora podem rodar em até 70 km/h em determinados trechos.
Outro ponto de mudança foi sobre a taxa de frenagem, que com a renovação recente da frota e um estudo da CPTM, fez com a empresa diminuísse os espaços que por ventura a composição precisar parar, sem comprometer a segurança na operação.
Fonte: Viatrolebus