Com infectados, Escola de Ermelino suspende retorno às aulas

Com infectados, Escola de Ermelino suspende retorno às aulas

05/02/2021 0 Por emjornal

05/02/2021

Uma escola estadual da zona leste de São Paulo suspendeu o retorno das aulas presenciais previsto para o dia 8 de fevereiro, por conta de infecções pelo novo coronavírus. A reportagem de CartaCapital desta semana teve acesso a um comunicado emitido pela escola Ermelino Matarazzo, localizado no bairro Jardim Belém, afirmando que a programação será revista.

As informações são de dois casos confirmados de Covid-19 e cinco suspeitos. A escola é vinculada à Diretoria Estadual de Ensino Leste 1 que concentra mais de 90 unidades escolares em bairros como Itaquera, Ermelino Matarazzo, Penha, São Miguel, Vila Ré, entre outros. A reportagem mostra que algumas escolas da região não dispõem de merendeiras e profissionais de limpeza para o retorno escolar anunciado pelo governo para o dia 8 de fevereiro.

O problema tem como fundo a suspensão dos contratos com empresas terceirizadas, feita pela Secretaria de Educação em março de 2020. Com o cenário, a promessa feita pelo governador João Doria e pelo secretário de Educação Rossieli Soares de ofertarem alimentação aos alunos não deve se cumprir tão já. A falta de profissionais da limpeza também é um problema comum entre as escolas. A assepsia dos ambientes é fator indispensável para uma retomada segura em meio a pandemia pela Covid-19. A recomendação dada a pelo menos 33 unidades escolares vinculadas à Leste 1 é que funcionem apenas duas horas por dia,  das 7h às 9h e ofereçam merenda seca aos estudantes, como bolachas e sequilhos.

 

Fonte: CPP